Distinções recebidas

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação, oferecido pela PUC Minas no campus de Poços de Caldas, foi implantado em fevereiro de 1997, e obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) em abril de 2000. No mês de maio de 2004, o curso passou pelo processo de Avaliação Periódica dos Cursos de Graduação, também realizada pelo MEC, recebendo o conceito mais alto: CMB (conceito Muito Bom). O relatório da comissão testemunha o amadurecimento da área de Computação no campus de Poços de Caldas. Com mais de 20 anos de existência e uma trajetória permeada de sucesso, o curso tem muitos motivos para comemorar.

Confira as distinções recebidas pelo curso ao longo dos anos.

Distinções recebidas em 2006

As principais distinções recebidas pelo curso em 2006 foram:

Entre os 25 Melhores Cursos do País (Revista Info Exame 2006)

O curso foi classificado entre os 25 (vinte e cinco) melhores cursos de Ciência da Computação do país, pelo ranking "Os Melhores na Graduação" da Revista Info Exame.

A Melhor Universidade Privada do País (Guia do Estudante 2006)

Guia do Estudante

No ano de 2006, a PUC Minas foi eleita a melhor universidade privada do País pelo Prêmio Melhores Universidades pelo Guia do Estudante.

Campeã Regional da Maratona de Programação da ACM (SBC/ACM 2006)

Logotipo da Maratona de Programação

Uma das equipes composta por quatro alunos do curso de Ciência da Computação da PUC Minas, campus Poços de Caldas, foi campeã regional da Maratona de Programação da ACM no ano de 2006, se classificando para a grande final.

Curso Premiado com 3 Estrelas (Guia do Estudante 2006)

Guia do Estudante - Três Estrelas

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação oferecido no campus de Poços de Caldas, foi premiado com três estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

Distinções recebidas em 2007

As principais distinções recebidas pelo curso em 2007 foram:

Curso Premiado com 3 Estrelas (Guia do Estudante 2007)

Guia do Estudante - Três Estrelas

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação oferecido no campus de Poços de Caldas, foi premiado com três estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril.

Uma das Melhores Universidades Privadas do País (Guia do Estudante 2007)

Guia do Estudante

No ano de 2007, no total de estrelas distribuídas aos cursos, a PUC Minas ficou em segundo lugar no País, entre as instituições particulares.

Bicampeã Regional da Maratona de Programação da ACM (SBC/ACM 2007)

Logotipo da Maratona de Programação

Uma das equipes composta por quatro alunos do curso de Ciência da Computação da PUC Minas, campus Poços de Caldas, foi bicampeã regional da Maratona de Programação da ACM no ano de 2007, se classificando para a etapa final da competição no Rio de Janeiro.

Distinções recebidas em 2008

As principais distinções recebidas pelo curso em 2008 foram:

Uma das Melhores Instituições de Ensino do País (MEC 2008)

Ministério da Educação

Em setembro de 2008 foi divulgado o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, confirmando a PUC Minas entre as melhores instituições de ensino privado do País. O IGC mede, em cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos em campi e municípios onde atua. A nota máxima que pode ser alcançada pelas instituições é 5. O dado é importante, pois a Universidade faz parte de um grupo de 4,9% das instituições privadas brasileiras que atingiram a nota 4. Pelo IGC, a PUC Minas é a melhor universidade particular do Estado.

Entre os Melhores Cursos de Graduação do País (Revista Info Exame 2008)

Info Exame

Também neste ano de 2008, uma nova classificação foi divulgada na edição de setembro da InfoExame e, novamente, o curso obteve posição de muito destaque. Num universo de todos os cursos (cerca de 1.387) de graduação na área de Tecnologia da Informação (que inclui os cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Cursos Superiores de Tecnologia, alguns cursos de Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação e alguns cursos de Engenharia Eletrônica), o curso foi classificado entre os melhores do país. Dentre os cursos com a habilitação específica em Ciência da Computação, o curso ocupa a 22ª posição, tendo avançado três posições em relação ao ano de 2006, quando ocupava a 25ª posição. Dentre os cursos com a habilitação específica em Ciência da Computação oferecidos por instituições privadas de ensino superior, o curso ocupa a 4ª posição.

Tricampeã Regional da Maratona de Programação da ACM (SBC/ACM 2008)

Logotipo da Maratona de Programação

Outra conquista importante do curso foi a obtenção do tricampeonato regional da Maratona de Programação da ACM, ocorrido em setembro de 2008, onde uma equipe composta por 4 (quatro) alunos do curso de Ciência da Computação consagrou-se novamente campeã da etapa regional da competição. O curso tem participado do evento com equipes campeãs desta etapa desde o ano de 2006.

Curso mais uma vez Premiado (Guia do Estudante 2008)

Guia do Estudante

A 18º avaliação do Guia do Estudante apontou recentemente os melhores cursos de graduação do país. Em 2008, 3204 cursos superiores receberam estrelas. Esse número corresponde apenas 35% dos 9053 cursos avaliados. Segundo o Guia do Estudante, o conjunto de cursos estrelados pela avaliação representa o que há de melhor no ensino superior do Brasil. O curso de Ciência da Computação da PUC Minas em Poços de Caldas conquistou novamente 3 estrelas nessa edição de 2008, se colocando ao lado dos cursos de Computação de instituições como a Universidade Federal do Paraná, Federal de Santa Catarina, Federal do Rio Grande do Norte, UNESP, UNISINOS e PUC-PR. Dentre os cursos de Ciência da Computação oferecidos por instituições particulares de ensino superior em Minas Gerais, o curso de Computação da PUC Minas em Poços foi o único que recebeu estrelas.

Projeto Premiado no 4º Prêmio Santander de Inovação Tecnológica (Universia 2008)

Universia

Em 2008, foi a primeira participação do Curso de Ciência da Computação no Prêmio Santander de Ciência e Inovação, em que inscrevemos o projeto intitulado "Uma Plataforma Convergente para Distribuição de Conteúdos Digitais Multimídia em Ambientes de Televisão Digital, IPTV e MobileTV", coordenado pelo Prof. Dr. João Benedito dos Santos Jr. Após a etapa de avaliação, fomos classificados como um dos 19 (dezenove) semi-finalistas, dentre 650 projetos concorrentes. As cerimônias regionais foram realizadas em Porto Alegre (Região Sul), Salvador (Regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste) e São Paulo (Sudeste), sendo indicado um vencedor em cada cerimônia. Com muita satisfação e orgulho, nosso projeto foi o vencedor da região Sudeste, ficando entre os três finalistas (melhores projetos de pesquisa nacionais em 2008) do Prêmio Santander de Ciência e Inovação - Categoria Tecnologia da Informação e Comunicação.

Distinções recebidas em 2009

As principais distinções recebidas pelo curso em 2009 foram:

Tetracampeã Regional da Maratona de Programação (SBC/ACM 2009)

Logotipo da Maratona de Programação

A PUC Minas, campus Poços de Caldas, sediou a etapa regional da Maratona de Programação SBC-ACM 2009, com a participação de 13 (treze) equipes na competição (4 equipes da Universidade Federal de São Carlos, 2 equipes da UNIFAE de São João da Boa Vista, 2 equipes da Fundação Educacional Guaxupé e 4 equipes do Curso de Ciência da Computação da PUC Minas Poços de Caldas). As 13 (treze) equipes competiram por apenas uma vaga para a Final Brasileira da Maratona. Em uma disputa acirrada, as 4 equipes compostas por alunos do Curso de Ciência da Computação apresentaram um desempenho destacável, sendo que uma delas (a equipe "Thats not my Name") foi a grande campeã da competição regional. Com mais esta vitória, o curso de Ciência da Computação deste campus obtém o tetracampeonato da etapa regional da maratona, tendo participado do evento com equipes campeãs desta etapa desde o ano de 2006. Este é mais um indicador que demonstra a seriedade e comprometimento do curso de Ciência da Computação da PUC Minas, campus Poços de Caldas, com a qualidade do ensino superior.

Curso novamente Premiado com 3 Estrelas (Guia do Estudante 2009)

Guia do Estudante - Três Estrelas

O curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Poços de Caldas foi novamente estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE) e constará da publicação GE Melhores Universidades 2009.

V Prêmio Melhores Universidades (Guia do Estudante 2009)

Guia do Estudante

Em 2009, a quinta edição do Prêmio Melhores Universidades contará com duas categorias: Melhores por Área de Conhecimento e Universidade do Ano. Na categoria "As Melhores por Área de Conhecimento", com base na avaliação do Guia do Estudante, serão identificadas as 16 instituições - uma pública e outra privada em oito áreas do conhecimento - que mais tiverem cursos estrelados (cinco estrelas, quatro estrelas e três estrelas, considerados nesta ordem) na avaliação do Guia do Estudante. Na categoria "A Universidade do Ano", também com base na avaliação do Guia do Estudante, serão apontadas as duas instituições - uma pública e outra privada - que tiverem melhor desempenho, considerando o conjunto de seus cursos avaliados. Nesta categoria, a PUC Minas é uma das três instituições de ensino finalistas concorrendo ao prêmio de melhor universidade privada do país.

Distinções recebidas em 2010

Pentacampeã Regional da Maratona de Programação (SBC/ACM 2010)

Logotipo da Maratona de Programação

O curso de Ciência da Computação, mais uma vez, obteve o campeonato da Maratona de Programação SBC-ACM 2010, onde uma equipe composta por 4 (quatro) alunos do curso consagrou-se campeã da etapa regional da competição. O curso tem participado do evento com equipes campeãs desta etapa desde o ano de 2006.

Curso premiado com 3 Estrelas (Guia do Estudante 2010)

Guia do Estudante - Três Estrelas

O curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Poços de Caldas foi mais uma vez estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante.

Distinções recebidas em 2011

Projeto Premiado no Prêmio Santander de Ciência e Inovação (Universia 2011)

Universia

Em 2011, foi a segunda participação do Curso de Ciência da Computação no Prêmio Santander de Ciência e Inovação, em que inscrevemos o projeto intitulado "A Computação em Nuvem Ampliando Horizontes - Projeto Deep Cloud", desenvolvido pelos professores João Carlos de Moraes Morselli Junior e Fabiano Costa Teixeira. Após a etapa de avaliação, fomos classificados como um dos semi-finalistas, dentre 900 projetos concorrentes. Com muita satisfação e orgulho, nosso projeto foi o vencedor da região Sudeste, ficando entre os três finalistas (melhores projetos de pesquisa nacionais em 2011) do Prêmio Santander de Ciência e Inovação - Categoria Tecnologia da Informação e Comunicação.

Curso premiado com 3 estrelas (Guia do Estudante 2011)

Guia do Estudante - Três Estrelas

O curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Poços de Caldas foi mais uma vez estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante.

Distinções recebidas em 2012

Curso premiado com 4 estrelas (Guia do Estudante 2012)

Guia do Estudante - 4 estrelas

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas, em Poços de Caldas, conquista mais uma estrela na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante.

Distinções recebidas em 2013

Curso premiado com 4 estrelas (Guia do Estudante 2013)

Guia do Estudante - 4 estrelas

O curso de Ciência da Computação da PUC Minas, em Poços de Caldas, conquista mais uma estrela na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante.

Oportunidades RSS (oportunidades)

Contato

Endereço: Av. Padre Francis Cletus Cox, 1661 – Jardim Country Club

CEP: 37701-355

Poços de Caldas - MG

Telefone: (35) 3729-9215

FAX: (35) 3729-9201

Coordenador: Prof. João Carlos de Moraes Morselli Júnior

E-mail: [javascript protected email address]