Tecnologia da Informação e Comunicação (presencial)

O curso destina-se a profissionais com formação superior (bacharéis e tecnólogos) em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, e Processamento de Dados. Além disto, consideram-se habilitados ao curso os profissionais que tenham formação superior em áreas afins (como engenheiros, físicos, matemáticos, etc.).

Para maiores informações, acesse o site do curso.

Tecnologia da Informação e Comunicação

As áreas de tecnologias de informação e comunicação têm sido objeto de estudo na academia e na indústria há várias décadas, e atualmente as tecnologias relacionadas encontram-se no cotidiano, do cidadão comum e das organizações. Isso se deve à importância das tecnologias, hoje existentes, que disponibilizam serviços essenciais ao funcionamento de empresas, indústrias e instituições através de infra-estruturas de rede sofisticadas, em larga escala e com alto desempenho. As redes atuais configuram-se de estruturas fixas (cabeadas) ou sem fio, e integram sistemas heterogêneos, nos mais variados domínios de aplicação.

A onipresença destas infra-estruturas faz com que o profissional da computação e áreas afins tenha que confrontar continuamente novos desafios tecnológicos, na busca de soluções de gerenciamento de redes e da definição de novos produtos que tirem proveito da distribuição de informações e do processamento. As redes em larga escala (e.g. Internet, redes de telefonia móvel) abrem novas possibilidades de aplicações, como bancos de dados distribuídos, bancos de dados móveis, computação paralela em grade, serviços Web, ensino à distância, telecomunicações, televisão interativa, entre outras. Estas novas aplicações apresentam novos problemas a serem tratados ligados à integração de informações pela Web, à necessidade de sistemas de suporte e de adaptação (middlewares), aos padrões que permitam a interoperabilidade em ambientes heterogêneos, à utilização de paradigmas de programação modernos, ao suporte aos usuários móveis, à avaliação de desempenho de redes, entre outros. Estas aplicações precisam atender completamente a seus requisitos funcionais, mas também devem responder a aspectos não funcionais, como segurança, eficiência, disponibilidade e tolerância a falhas. Desta maneira, o domínio de temas teóricos e soluções tecnológicas nas áreas de Redes e Sistemas Distribuídos revela-se cada vez mais importante nos dias de hoje.

Estas novas aplicações apresentam novos problemas a serem tratados ligados à integração de informações pela Web, à necessidade de sistemas de suporte e de adaptação (middlewares), aos padrões que permitam a interoperabilidade em ambientes heterogêneos, à utilização de paradigmas de programação modernos, ao suporte aos usuários móveis, à avaliação de desempenho de redes, entre outros. Estas aplicações precisam atender completamente a seus requisitos funcionais, mas também devem responder a aspectos não funcionais, como segurança, eficiência, disponibilidade e tolerância a falhas. Desta maneira, o domínio de temas teóricos e soluções tecnológicas nas áreas de Engenharia de Redes e Sistemas Distribuídos revela-se cada vez mais importante nos dias de hoje.

Oportunidades RSS (oportunidades)

Contato

Endereço: Av. Padre Francis Cletus Cox, 1661 – Jardim Country Club

CEP: 37701-355

Poços de Caldas - MG

Telefone: (35) 3729-9215

FAX: (35) 3729-9201

Coordenador: Prof. João Carlos de Moraes Morselli Júnior

E-mail: [javascript protected email address]